Normalização de trabalhos acadêmicos


21/04/2017


UMA DÚVIDA RECORRENTE

Diante da prática usual de elaboração de trabalhos acadêmicos, é lícito apresentar citações na introdução de uma dissertação?

 

Esta questão já foi respondida neste blog várias vezes.  Recorro-me a uma das respostas  (do dia 29/09/2006), em que nossa colega Luciana Miotto, de Catanduva, SP, esclarece:

 

“Eu, particularmente, não vejo problemas em citações existentes na introdução de um trabalho, mas considero que a revisão da literatura seja realmente algo à parte. A introdução deve conter, além da apresentação do tema, a apresentação dos autores principais que formam a base teórica do trabalho; em alguns cursos já vi até a inclusão de explicações sobre o conteúdo de certas disciplinas cursadas durante o mestrado e/ou doutorado e que foram importantes para a construção da reflexão proposta pelo pesquisador. Relatos sobre a experiência pessoal e prática vivenciada por pesquisadores também já vi. É claro que uma introdução, a rigor, não deva ser confundida com a revisão da literatura específica. Mas é preciso evitar as amarras (ou "camisas-de-força"): as citações, quando necessárias, devem ser feitas também em uma introdução, desde que esta não se configure como simples apresentação do tema e das seções de um trabalho.”

 

Veja o link: http://normalizadores.zip.net/arch2006-09-24_2006-09-30.html.

Luciana Miotto é Doutora em Sociologia pela Unesp-Araraquara, Mestre em Sociologia pela Unicamp e professora da Fundação Padre Albino (Catanduva, SP).

 

Contato com este blog: jbmiquelao@uol.com.br

 

 

Escrito por João Bosco às 12h24
[ envie esta mensagem ] [ ]



Perfil

Histórico